A Terapia Ocupacional em Geriatria e Gerontologia

A intervenção da Terapia Ocupacional na geriatria e gerontologia tem como principal objetivo o desenvolvimento de estratégias que possibilitem melhorar o desempenho do idoso e previnam a deterioração das suas capacidades.

O Terapeuta Ocupacional intervém nos idosos, agindo enquanto facilitador. Tem como objetivo capacitá-lo a promover as suas capacidades remanescentes, incentivar a tomada de decisão individual e a lhe assegurar uma consciencialização das alternativas realísticas.

O Terapeuta Ocupacional intervém através de atividades significativas que promovam a participação do idoso nas diferentes atividades do seu dia-a-dia. Desenvolve intervenções individuais e/ou de grupo, em diferentes contextos, incluindo as próprias residências, lares de idosos, centros de dia.

O processo de intervenção é precedido por uma avaliação que permita determinar quais as dificuldades reais do indivíduo, e que estejam, de alguma forma, a interferir com a sua independência e desempenho ocupacional.

Os Terapeutas Ocupacionais intervêm ao nível da prevenção, promoção ou reabilitação de competências, de forma a manter ou promover a saúde no idoso, evitando as deteriorações associadas ao envelhecimento normal.

image